segunda-feira, 24 de junho de 2013

PELOS $ 0.20????




PELOS $0.20?!
                      “ Crescer é reciclar-se cada dia!”
Um transeunte passando  ao lado de um condenado á morte  lhe perguntou:
-O que você fez?
-Roubei uns tomates e vou ser enforcado.
Espantado, perguntou:
-Mas,pelos tomates?!
-Não,pelo pescoço.E,seguiu o caminho da forca.
Não sei porque essa história hilária me lembrou o Movimento Passe Livre que está a atucanar o governo e a sociedade.Toda essa revolta por apenas $0.20 centavos de aumento no preço das passagens?!Ninguém entendeu nada!
Pois é,eu compreendi que os prosaicos $0.20 foram apenas um pretexto,a gota d’água que transborda o copo.Na verdade,o povo está de saco  cheio.Cheio da corrupção que assola o país,cheio dos políticos,cheio das desculpas esfarrapadas,cheio da roubalheira com o dinheiro público ,afanado e mal aplicado,cheio da falta de segurança,da saúde precária e da educação deprimente que seus filhos recebem.
Some-se a este mal estar a melhoria das  comunicações,a presença mais constante dos mais pobres nas redes sociais,os jornais que circulam a preços mais baixos, a TV paga ,agora,um direito de “quase” todos,livros mais em conta,palestras esclarecedoras,maior conhecimento e informação.
Saímos a pouco da escravidão física e estamos deixando de ser um país agrícola.Com os programas dos últimos governos (que a classe média,odeia), milhares de pessoas deixaram a linha de pobreza e, não tendo que se preocupar tanto com a sobrevivência e o “dicumê”,sobrou tempo para uma atividade que os governos conservadores abominam:tempo para pensar.O povo passou a avaliar melhor seus direitos e deveres.Aprendendo a somar,começou a perceber a diferença entre o que paga de impostos e os benefícios que recebe.E,começou a cobrar esses benefícios.
Antes, no meio rural onde vivi até meus 9 anos,diversas localidades não tinham estradas;cavalos e carros de bois com seu chiado saudoso,supriam os transportes.Os paus – de –arara , os jipes e rurais  transportavam os mais abonados.Abertas umas estradinhas vicinais,quase uma trilha,o povo dizia,embora não estivesse satisfeito:-É ruim,percebe?Mas,era mais pió quando não se tinha nada...
Agora,mais sabidos e informados,passados de peões a cidadãos,começam a cobrar estradas mais largas e melhores,não aceitam os buracos,fiscalizam as obras,discutem a falta de carteiras nas escolas,o precário pagamento que o professor recebe e o custo dos alimentos.Passaram a exigir vagas nos hospitais,denunciam o errado e querem os corruptos nas cadeias.Só falta aprenderem a valorizar melhor o voto,saber separar as estações e não votar nos amigos,nem nos amigos dos amigos,nem no vizinho bem falante.
Não tarda,exigirão o fim desta aberração democrática que é o voto obrigatório  (onde já se viu alguém ser obrigado a ter direitos?!) e secreto e  talvez cheguem a pensar como eu que luto pelo voto aberto,com registro de nome CE PÊ FÊ e identidade,endereço e nº do benefício social.Para podermos cobrar e/ ou esclarecer quem deu um voto ingênuo ou de conveniência.
Acordem,políticos,pois o gigante adormecido está  despertando e ...bravo!
“Quando o urso do cigano  estiver dançando na porta do seu vizinho,pode ter certeza que ele vai dançar na sua porta.”Reza o ditado cigano.
Os maus políticos que se cuidem!
Está ruim,mas,se Deus quiser,ficará pior.Cada vez mais movimentos e cobranças.Este rio caudaloso e forte está passando pela vida do Brasil e vai mudá-lo.
Agora, vamos falar da violência policial.O soldado é um pau – mandado;mandou,obedece.É o pit-bul da sociedade e serve ,apenas,ou em primeiro lugar ,para servir aos poderosos e proteger o patrimônio dos que têm . E manter a ordem que convém aos patrões.Substitui os jagunços de antigamente ;embora oriundos do povo não respeitam o povo.Um homem armado é perigoso,principalmente ,quando pensa com o instinto.Eles estão do lado errado da sociedade;deveriam obedecer apenas ao povo,o verdadeiro dono do poder;os outros exercem o poder em nome do povo ,são (ou deveriam ser) seus lídimos representantes.Governadores,prefeitos congressistas,juízes,comandantes não são eternos;apenas,ESTÃO! Já o povo É.Sempre será o verdadeiro dono do poder.
Usar armas,gás lacrimejante,brucutus,gás paralisante contra o povo que,com seus impostos lhes pagam o salário e as armas,me parece traição.Caso de fuzilamento ou Côrte Marcial.
Uma vez,creio que o Alkimin –o político mineiro,nada a ver com o governador nazista de São Paulo - quando Secretário da Fazenda,diante de uma greve de ferroviários,cujos salários estavam atrasados,aconselhado a mandar a tropa de choque,respondeu.- Nada disso.Manda o trem pagador.
E a greve acabou em paz.
O povo foi ás ruas cobrar tudo que lhe falta não apenas os $0.20.Foi cobrar também,a malversação do dinheiro público na construção de estádios milionários quando ainda lhes falta tanta coisa básica.Reclamar contra a imposição da FIFA,bando de mafiosos,de onde saiu o Havelange e Ricardo Teixeira,hoje,condenados.Cobrar a inversão de valores onde se paga milhões a um jogador de futebol ,mas,se nega um salário decente ao médico e ao professor.Cobrar a devolução do dinheiro suado dos impostos,nas mãos sujas das empreiteiras,imobiliárias e banqueiros sanguessugas.Não queremos esta gente na cadeia,nós a queremos,pobres.Tiremos- lhes tudo que roubaram e façam-nas viver com o salário mínimo nacional.

Portanto,jovens brasileiros de todas as idades prossigam nos seus protestos;mas,evitem a baderna e a provocação.Insistam,resistam e nunca desistam!
Cobrem não $ 0.20,mas,cada centavo que nos é devido.Se alguém pode transformar este pais,somos nós.

                      LEVANTA,BRASIL!
                           SÃO PAULO

RIO DE JANEIRO


ATÉ ELE INDIGNOU-SE

MINAS GERAIS



BRASÍLIA


PERNAMBUCO



sábado, 1 de junho de 2013

O LADO AVESSO DA VIDA


O BLOG DE MAIO/13...
...MAS,POSTADO EM 1/6/13,POIS,HOJE ESTOU PELO AVESSO.


PARA,INTERNAUTA! PARA UM INSTANTE!
PARA LER O QUE POSTEI
E,DEPOIS,SEGUE ADIANTE,
DIZENDO:MUITO GOSTEI!




O LADO AVESSO DA VIDA
_ Levantou com o pé esquerdo, menina?
- Tá de ovo virado.
- Dormiu gato e levantou tigre?
Isso nunca aconteceu com você?!Mentiroso!
Até Cristo chicoteou os vendilhões do templo,quanto mais nós que não somos nenhuma alminha  santa.
Difícil levantar de bom humor neste  pais dos Irmãos Metralha,essa ali-babalândia,onde o errado está sempre certo e solto e o certo está sempre errado e encarcerado dento dos muros do seu apê.
A corrida de ratos atrás da grana é monumental.O indivíduo vale o quanto pesa e não o quanto pensa.Os social climberes abundam seja na sociedade,nas artes,inclusive a Literatura,nos esportes e cada vez há mais mês no fim do dinheiro de alguém e cada vez uns poucos se locupletam e os outros chupam o dedo.As panelinhas,principalmente as políticas e literárias se espalham,desavergonhada - mente ,impune- mente,indecente – mente e ,o pior,o governo mente,os congressistas mentem,os esportistas mentem, as igrejas mentem e o povo de - mente,assista a tudo passiva- mente.
Puxar o tapete alheio fingindo amizade virou esporte nacional.Os oportunistas estão em alta.
Adoro ver um puxa – saco em ação.É muito divertido,principalmente porque ele não sabe que eu sei que é um puxa – saco e eu sei que ele não sabe.Admirar a performance do cara a sua dedicação a chaleirar  é a glória.
Mas,tais coisas não elevam o meu respeito pelos seres humanos lá isso não!Ás vezes a Humanidade dá urticárias.
Até vou parodiar Mae West quando dizia:--“Quando sou má sou boa nisto ,mas,quando sou ruim sou melhor ainda.”
Até escrevi um manual sobre como detectar um puxa – saco –é difícil , alguns são tinhosos – que pensei transformar em livro,mas,vou  republicá-lo qualquer dia destes.


Nas festas literárias fico apreciando os “papagaios de pirata”,expressão oriunda de uma antiga propaganda do Ron Montilla,feita no tempo em que propaganda se chamava reclame.A imagem diz tudo,um papagaio sempre trepado no ombro do pirata.Passei a chamar assim aquelas pessoas que se aproveitam  do clima de cordialidade da festa e apressam-se a tirar fotos com celebridades conhecidas,como se fossem amigos de infância.Prestem atenção ,toda festa tem disto.Ou numa reunião social na roda das pessoas importantes.Estão sempre lá,para depois mostrar á praça e são terreiro,como dizia o Velho Gregório.

Em Brasília, nos tempos idos,um parente era Chefe da Casa Civil de um presidente e foi convidado para um  jantar  oferecido por   uma socialite a uma personalidade estrangeira.Esses convites com o indefectível  R.S.F.F chegam com cerca de,no mínimo,dez dias de antecedência e,neste período,”fritaram” meu primo que deixou o cargo.Na ante véspera do famoso jantar ele recebeu um telefonema desconvidando –o pois o convite era para a Autoridade , não para o homem,portanto não valia mais.Acabou a galinha,acabou o resguardo,assim,as conquistas afetivas migraram de lugar,posto e ocasião.
Tem dias que o meu sangue excede sua dose de vinagre e eu,já de saco cheio e sem paciência com meus dessemelhantes,abro a caixa de pandora e solto  o verbo.É uma boa válvula de escape,pode crer.A pena é minha espada,tão boa quanto,sendo que ,ferimento de espada pode até deixar marcas,mas,tem cura; já os ferimentos feitos a bico de pena são indeléveis.
‘Té mais!
              Ela ,também,foi fritada
               A MAIS PERFEITA TRADUÇÃO

Usei o verbo fritar no texto acima,mas,num novo sentido que o real que é fritar carne,frango ou outra coisa qualquer no óleo ou azeite quente.
Essa conotação de fritar,muito usada em Brasília,diz-se quando alguém quer prejudicar ou defenestrar o oponente ou adversário ,puxando-lhe o tapete para tirá-lo de cena.Expressão e tática muito usada por jornalistas que vão soltando notícias falsas,falsas alegações ou falsos depoimentos,torcendo as palavras do candidato a fritura,até que ele não se sustenta mais.É fritado.
Jantando com Getúlio disse um velho general:-Está frito.
-O bife,perguntou o presidente.
-Não,o senhor!


                                        UMA BOA DEFINIÇÃO DE AMIZADE



             A amizade é uma paixão santa,tão doce,tão constante,tão fiel e de essência tão permanente que dura toda uma vida,com a condição de que não se lhe peça dinheiro emprestado."
                                                                                                                   Mark Twain

  Samuel Langhorne Clemens (FloridaMissouri30 de novembro de 1835 — Redding,Connecticut21 de abril de 1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista norte-americano. É mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer (1876) e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de "O Maior Romance Americano". 

                                                                 CURIOSIDADES

AQUELE AVIADOR PEDIU O DIVÓRCIO NO DIA QUE SUA ESPOSA LHE SERVIU O CAFÉ NUMA XÍCARA SEM ASAS.
                                                                           *
AQUELE PAI DE FAMÍLIA DETESTAVA TANTO O CARNAVAL QUE SE RECUSAVA A AMARRAR O SAPATO NOS DIAS DE FOLIA PARA NÃO DIZEREM QUE ELE PUXOU O CORDÃO.
                                                                                *
AQUELE ALFAIATE ERA TÃO CUIDADOSO NA SUA PROFISSÃO QUE,PARA CERTOS CLIENTES,TOMAVA MEDIDAS ESPECIAIS;TINHAM QUE PAGAR ADIANTADO.

                                           ATÉ JUNHO ,COM MAIS VENENO!

                                                                              *