quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PORQUE SERÁ QUE SOMOS ASSIM?!



                                                      O BLOG DE DEZEMBRO/2014



                   PORQUE SERÁ QUE SOMOS ASSIM?


Não,não quero falar da política atual,das eleições e das campanhas e debates que as antecederam.Não há necessidade de gastar palavras – já tão desgastadas -  com esse assunto ,nem gastar vela com defunto ruim,como se dizia no meu tempo,ou seja,em mil novecentos e bolinhas.
Com o advento da tecnologia,mesmo o eleitor mais desligado e analfabeto,sabe de tudo que acontece,percebe quem é quem ,pois,para se informar ,basta ter um radinho de pilha.
Vamos começar  tratando de um assunto que a TV não abandona:mortes trágicas,inclusive e,principalmente ,de políticos famosos e atuantes ,que geram muitas lágrimas de emoção. Prato cheio para as TVs! Eduardo Campos nos deixou e nos legou Marina.Que quase vai para segundo turno com a atual presidente, não fosse o possível acórdão criado pela tucanalha de bico grande e visão telescópica,trazendo a inocente útil ex - seringueira para a disputa,apenas para ser um divisor de água e guardar o caminho para o Aècio, o candidato da direita.
Adepta da teoria da conspiração,me pergunto: -Porque a Neca ,do Banco Itaú estaria financiando e dando todo o apoio a uma ativista  preocupada  com o verde do planeta?Quando o que os bancos amam,de verdade,é o verde das notas de dólar?!
Porque essa bandeira de independência do Banco Central, guardião da nossa moeda e que sempre deverá estar sob os olhos vigilantes do Estado e da sociedade que representa?
Cumprida a tarefa para a qual foi  destinada,cabe a Marina,recolher-se ás suas encolhas,depois,claro ,que apoiar,abertamente,seu amigo tucano.Chico Mendes,que ela diz ser seu mestre,mais adepto de pássaros menores e canoros,como o sabiá e o pássaro  preto,não deve estar nada satisfeito com essa parceria.
Há muito o governo do PT incomoda a classe dominante; evito a  palavra elite,hoje  tão desgastada,coitadinha que só perde para a palavra Deus ,nome muito invocado,em vão,por todos,crentes ou não.
Uma classe média forte não está nem nunca esteve no plano da alta classe média ou dos ricos.Ficariam sem criados ,pois,não estão dispostos a lhes pagar um salário digno e os direitos trabalhistas.Pobre frequentando universidades, viajando de avião e navios de cruzeiro,onde já se viu!?
São inúmeras as queixas que ouço das amigas ,porque não conseguem cozinheiras ,nem babás e a diária paga ás faxineiras está pela hora da morte.Acusam as bolsas – família,vale – gás, escola   ,de estimular a preguiça ,principalmente,nordestina,pois já se sabe que esse povinho só quer praia e rede e só sabe produzir grandes escritores e músicos de qualidade,coisa que muitas vezes o Sul Maravilha tenta mais não consegue.
E,antes que me critiquem – o que não ligo a mínima –digo apenas que sou uma brasileira observadora e estudiosa do passado.Não tenho filiação política,não voto em partidos (talvez,no dia que eles ficarem inteiros,quem sabe?...)e estudo muito um candidato antes de dar a ele meu voto e minha confiança.
Aos quase 71 anos já vi setenta décadas de política neste país e nem estranho mais  o fato de sempre estarem os mesmos se perpetuando no poder.Agora criamos a instituição FILHOS;pais cassados ou enjeitados,criam uma nova dinastia na política,colocando filhos e ou esposas,essas visivelmente mais perigosas,quando esposas deixam de ser.Ah,e vem ai outra forma de coronelismo ,o selfie.O candidato paga pelo voto da prostituta ou prostituto – não é assim que são tratados os venais? – e,este ,tira um selfie com a urna,mostrando que a mercadoria encomendada foi paga.
O voto de cabresto,como são   chamados  votos assim conseguidos,antes,eram cédulas de papel ,onde se escrevia o nome do candidato e dava na mão do eleitor que,vigiado por ferozes jagunços,levava até ás urnas em troca de alimento,dinheiro ou transporte;adolescente,sujei muitas vezes de baton esses famigerados papeluchos para tentar anular o voto do capiau.Pois é,desde garotinha eu já  aprontava  para desespero da minha santa mãe,que Deus a tenha!
O que me entristece é  comparar o tamanho do meu país com a pequenez do meu povo.E a falta de informação deste  povo  sobre  nossa grandeza.Alguns se surpreendem quando falo,com eloquência do meu país e da importância que ele tem lá fora e afirmo que é o melhor e o maior país do mundo.Duvida?Pois abra o mapa – mundi e isole as partes “sifilíticas” dos outros países,seus desertos e áreas geladas,vedadas á moradia humana  - Rússia,Canadá,Estados Unidos,China.Pois é,neste nosso  país se colhe três safras agrícolas por ano.Isso é motivo de orgulho, o modo como gerimos essas riquezas é que é motivo de vergonha.
Porque me incomodo?Porque sou brasileira e amo meu país,respeito sua cultura,suas diferenças e seus filhos.Mesmo aqueles que não passam de bons filhos da puta.Como o imortal Ariano não troco meu oxente pelo OK de ninguém.
Tenho dito!



                                                POEMEU
PETROBRÁS?
NÃO AGUENTO MAIS!
CORRUPÇÃO?
DINHEIRO SAINDO PELO LADRÃO.
NÃO!
ME POUPE ,POIS TEM MUITO MAIS
TODAS AS ESTATAIS.
DEZENAS DE POLÍTICOS E PARLAMENTARES,SEU PAULO?
APONTE NOMES
SOLETRE BIOGRAFIAS
DENUNCIE!
BANDIDO É BANDIDO
CIDADÃO É CIDADÃO.
ROUBOU?CORTA A MÃO DIREITA
CADEIA NINGUÉM RESPEITA,
ENTRA HOJE,SAI AMANHÃ
POIS A JUSTIÇA É CO-IRMÃ!
COLOQUE OS REIS NÚS
NO MEIO DA PRAÇA,
NEM QUE SEJA POR PIRRAÇA.
E,TOME-LHES A GRANA
QUE VIVAM COM DEZ REAIS POR SEMANA.
BEM QUE MERECIAM,
POIS,ISTO SIM,É DEMOCRACIA.








QUE HAJA MENOS LADRÕES E MAIS CIDADÃOS EM 2015!