segunda-feira, 5 de setembro de 2011

AMORES VIRTU@IS



No meu tempo a gente namorava no portão;agora é no portal da internet.
Eu acredito no amor á primeira vista; mas,acho sempre bom lançar um segundo olhar.Com a internet entramos numa nova fase de romance que possui suas próprias regras e princípios.
Vejam a estória da minha amiga Patrícia e de um paulista chamado Paulo;ela morava no  Itaim,ele,no interior e começaram a escrever reclamando dos políticos,dos impostos e do sistema de saúde.Trocaram alguns e-mails,a coisa foi ficando mais pessoal,a saúde do romance foi melhorando,por fim,se encontraram num shopping e ao contrario do que ás vezes acontece,a química funcionou;dois meses depois estavam vivendo juntos.Pensam em se casar em Dezembro.Parece contos de fadas,mas,aconteceu realmente.
Segundo as estatísticas 74% dos americanos são viciados em namoros virtuais  e pertencem a vários sites de relacionamentos;e,como tudo que é bom para os EEUU é bom para o Brasil,a moda do “nunca te vi,sempre te amei,”chegou aqui,também,com sucesso.


Se você é das que não acreditam no romance cibernético tente reavaliar seus conceitos.
Os nossos pombinhos paulistas me disseram que já estavam apaixonados antes de se encontrarem  e  me disse ela,vê-lo pessoalmente foi como se ele tivesse acabado de chegar de uma viagem curta e que tinham estado juntos durante toda a vida.Pois este é,sem dúvida,o grande atrativo da rede;você conhece pessoas que seria muito difícil encontrar num barzinho ou no ambiente de trabalho;pessoas oriundas de culturas diferentes e idéias diversas.
Como as salas de bate-papo são geralmente temáticas,é fácil conhecer pessoas com interesses comuns.O cupido eletrônico chega á perfeição de estudar pessoas que sejam compatíveis umas com as outras;nada de atirar flechas ao acaso,como o nosso moleque fazia no meu tempo.Outra vantagem é que a comunicação on-line favorece a franqueza.Tendemos a ser mais honestos,mais  íntimos.Apesar de quase nada saber sobre o físico daquela pessoa,conhecemos um pouco do seu interior,de como ela realmente é,o que pensa,como vive.A atriz Rita Hayworth dizia que seus casamentos não davam certo porque os homens deitavam com Gilda e acordavam com ela;com o namoro virtual isso não acontece,graças ao efeito hiperpessoal, pois,se comunicar com alguém digitando palavras dá tempo ás pessoas de construir respostas.Como estão liberadas da ditadura da aparência física,do timbre de voz e da elegância,elas podem se dar ao luxo de se concentrar no texto,isto é,no essencial.que é invisível para os olhos como ensina “o Pequeno Príncipe”,leitura obrigatória das misses dos sixties.



 Sem conhecer fisicamente as pessoas,a gente pode formar impressões mais positivas sobre elas.Pois tudo o que se vê é a personalidade do parceiro. Também  somos inclinados a assumir riscos, porque sempre existe a possibilidade de desaparecer se a situação fugir do controle;já maridos não podem ser deletados.Alguns namorados também não,ficam lá torrando nossa paciência,enquanto podem.Sei que pode se mentir on-line:o moreno arrebatador,musculoso e sarado,pode ser aquele velhinho barrigudo e broxa e a garota de cabelos ruivos e seios á La Sofia Loren,pode ,na verdade ser uma bruxa,gorda e malfeita.
-Ah,és tu !Eras tão mais bonito,no computador!
Seu amado imortal,também pode estar jogando seu charme para outras e até,por comodismo,aproveitar as mesmas frases com que galanteou antes,para cantar você e,ás vezes,troca teu nome.Aí ´tá na hora de deletar o D.Juan,  sem pena,nem remorsos.O sujeitinho vai “levar tábua”,como se dizia no meu tempo.
 Então,o que acontece quando os amantes de Verona,digo do PC,finalmente se encontram cara a cara?
Se o namoro decolar, em muitos casos fica a amizade,pois,conhecer uma pessoa,”pelo avesso”pode ser até preferível a conhecê-lo pelo direito.Um dos problemas do  efeito hiperpessoal é estimular a imaginação,causando frustrações no futuro;você preenche as lacunas das informações que lhe faltam com aquilo que gostaria de acreditar;mas,o namoro á antiga,também não era assim!?O príncipe não virava sapo?
O romance cibernético pode não dar certo; mas,com certeza vai abrir seus horizontes e  tornar sua vida mais instigante.



                                    POEMAS DE MILLÔR


CONTROLE  REMOTO
Am@r o internauta
É folgado
O difícil é se d@r
Com o cara ao l@do.
                        


ÚLTIMO AVISO
Depressa meu irmão,
E sai da pista,
Que  o  Brasil  é um trem
Sem maquinista.


MILAGRES BRASILEIROS
Minha  tia,minha tia,
Tem muito nazareno ai
Ressuscitando
O que não devia...


Me elogia,vai!
Escreve um troço ai!
Não dói,não;faz de conta
Que morri.
                       Do livro Poemeu


enquanto isso,em Brasília...



14 comentários:

  1. Oi Miriam adorei o post todo.. é verdade, os tempos mudaram e apesar da dificuldade de um romance decolar do virtual para o real é grande,mas, as vezes acontece e que bom que eles se encontraram...e que sejam felizes, pois o "destino" deu um jeito de eles se encontrarem e agora é com eles continuarem cultivando este amor.
    Boa semana...beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Querida Valéria,alguns dão certo,sim,mas,tb há cada bronca...rss bjks

    ResponderExcluir
  3. Pois é minha amiga, estamos na cibernetica, no cerebro eletronico.Coisas acontecem, coisas nos assustam,mas o mundo vive na telinha.Lembra que Gil a muito tempo atras j´pa falava desta coisa, em seu Cerebro Eletronico:

    "Eu penso e posso
    Eu posso decidir
    Se vivo ou morro por que
    Porque sou vivo
    Vivo pra cachorro e sei
    Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro
    No meu caminho inevitável para a morte
    Porque sou vivo
    Sou muito vivo e sei."

    Adoro este Lado avesso do blog e de voce,rsrs.
    Meu carinho amiga.
    Um abraço carinhoso sempre.
    Bju no seu coração.

    ResponderExcluir
  4. Buenas noches mi querida Miriam por sus ATENCIONES CONMIGO EN EL CORREO, AÚN NO TUVE TIEMPO DE CONTESTAR LOS 209 CORREOS QUE HAY EN EL CORREO DE MI APOSTOLADO. LA JORNADA ES MUY DURA PARA MI.
    Buen post, y bastante certero, en este espacio todo es posible , verdad y mentira conviven con frecuencia, pero también se que hay verdadera a mistad.
    Gracias por estar a mi lado.
    Con ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
  5. Quero te contar um segredo,kkkkkkk,meu coração amanheceu em festa...
    Passa lá no meu cantinho para bebermos um vinho em comemoração...não esqueça...estou te esperando...
    Bjsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Miriam! você sabia que eu sou padrinho de um casamento que aconteceu com dois Recantistas? Ela de BH e ele de Porto Alegre, casaram-se num bar aqui perto de minha casa. Nos conhecemos pessoalmente no dia do encontro deles e eu fiquei como padrinho honorário dessa aventura. Já faz mais de dois anos isso e acho que estão juntos até hoje, pois sumiram do Recanto. Um casal muito bacana. Eu acredito nessas possibilidades tanto quanto na vida real. Acho que os riscos são equivalentes e as vantagens também. Abração, paz e bem.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Miriam,

    Vim agradecer a visita e conhecer o seu cantinho. Só que voce tem uma casa inteira de blogs!!! Rsrsrs...
    Escolhi esse aqui e gostei muito!

    O seu texto é ótimo! Eu acredito que as possibilidades sempre vão existir. Elas existem independente das condições, cabe a nós estarmos abertos a elas.

    Beijos

    Leila

    ResponderExcluir
  9. Toninho,puxa eu me acostumei a esse mundo.Aguarde notícias das Alagoas. bjks

    ResponderExcluir
  10. Sor Cecília sintome llena de bendiciones por ter ud aqui.
    Saludos llenos decariño.

    ResponderExcluir
  11. Severa,querida,atrasada,mas,vou comemorar essa felicidade contigo.Estava na FLIMAR,em Alagoas,e como n/ levei laptop...
    bjks

    ResponderExcluir
  12. Vês? Com certeza deu certo;e,contigo como padrinho...
    Estava na FLIMAR,amanhã contarei tudo. bjks

    ResponderExcluir
  13. Oh,Leila,tudo vale a pena se a alma n/ é pequena...
    E,se mantemos a esperança. bjks

    ResponderExcluir
  14. Querida Valéria,bem vinda.Já vi muitos namoros virtuais darem certo...outros,não.Como na vida real ,não é?
    Agora,amizades,essas sim,prolongam-se. bjks

    ResponderExcluir