terça-feira, 26 de abril de 2011

O SANTO GUERREIRO NA CULTURA POPULAR

São Jorge,da Capadócia
§  Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao santo.

§  Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, interpretada também por Caetano VelosoFernanda Abreu e pelos Racionais MC's.
§  As tatuagens com o santo estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.[carece de fontes]
§  São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
§  Existe um romance sobre São Jorge criado pelo escritor italiano Tito Casini chamado Perseguidores e Mártires (no Brasil, editado pelas Edições Paulinas, por volta de 1960). No livro, São Jorge é retratado como o verdadeiro paladino da Capadócia que, apesar de ser perseguido pelo tirano imperador Diocleciano, manteve-se fiel ao Império Romano, mas também a Cristo e se recusou a contrair alianças com o genro do imperador, Galério, que pretendia ter o apoio do conde da Capadócia para deliberar um golpe contra Diocleciano, o que terminantemente, o santo militar recusou.
§  A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the Blade", no álbum Powerslave.
§  A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.
§  Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.
§  Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram a música "Medalha de São Jorge" em homenagem ao santo.




Fonte:Wikipédia

 

2 comentários:

  1. Fidelidade a Jesus Cristo e a favor que o amor reine entre os homens. Samba, que o homem é bamba! Beijão pra você, Yayá.

    ResponderExcluir