quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

JANEIRO!


                        O deus Janos
Janeiro ,como palavra,não existe na nossa língua;imagino que seja uma corruptela de Jannuarius,que era, em tempos mais antigos do que eu,dedicado à Jano,primeiro rei do Lácio,que o leitor sabe era o primeiro nome de Roma;e,se não sabia,ficou sabendo.

Sabendo,pode exibir sua cultura no escritório e impressionar a secretária.
Eu não me sinto obrigada a prestar homenagem a um cara que não conheci,não é meu vizinho nem meu chefe e nada tem a ver comigo ou com vocês,concordam?
Se fosse januário,ainda vá lá,conheço alguns,inclusive a Januária,de Chico,que vivia na janela e boa coisa não deveria ser.E,também,o S. Januário,que lembra o Vasco.Até ai,tudo bem.
É um mês festeiro,aqui em Salvador,temos,após o réveillon,a festa do Sr. Bom Jesús dos Navegantes com sua procissão de barcos,a festa do Sr. Do Bonfim,com a lavagem e os banhos de cheiro,sem falar nos ensaios carnavalescos que ninguém é de ferro e baiano quando não está numa festa,está inventando alguma;por isso se diz que baiano não nasce,estréia.

O pior de tanta festa é que a chuva gosta de comparecer e cai com vontade,principalmente no Sudeste,pois,como o Nordeste precisa de chuva para amainar a seca e a chuva é pirracenta,cai no Sul,só para aporrinhar os paulistas trabalhadores e os cariocas,praieiros.
Bom é em Belém do Pará,lá,dizem,ainda não fui conferir,a chuva cai com hora marcada;a gente marca um compromisso,perguntando:
-Antes ou depois da chuva?
Terra civilizada é assim.

Dizem  que,no dia 12 de janeiro,em Flandres e no Brabant,na França,existe uma festa tradicional na qual as mulheres querem aparecer como as verdadeiras donas da casa;para isso,metem os maridos na cama e saem a resolver os problemas;os problemas das mulheres brasileiras é simplesmente tirar da cama os maridos para ir trabalhar.


FEMINIL
Dizem os místicos
Os astrólogos,
Os astrônomos...
Os astrofísicos não confirmam.
Os astronautas
Não se metem
E deus,lava as mãos.
Mas,dizem que este  ano é de Vênus
Da mulher.
Quem mandará
É a Imperatriz,do tarô
Orquestrada por Xangô,
O orixá da justiça,
Martelo demolidor.
Que  cuidará
De descobrir mal feitos
Desmascarar imperfeitos.
Impedirá
Que o horror
Das guerras,
Revoluções
Incompreensões
Sejam diluídas
Pelo amor.
Vou me cobrir de rosas
Comprar incenso de mirra
Cobrir o meu terraço de flor de laranjeira;
Evitar pensar besteira
Maus pensamentos,
trazem maus momentos.
Para que 2012  ,tão mal falado
Seja dez!
É preciso mudanças
Reunir esperanças
Mudar os hábitos,
trocar os sapatos da inveja e da amargura
Por uma alma pura.
Pensar no outro,
Respeitar o outro,
Eis o segredo
Do sossego!



CORRENTE DA INFELICIDADE!

Agora é a Hora! Acorda Brasil!

Face ao “nefasto” aumento de IPI para carros importados (de qualidade muito superior, diga-se), é a hora de darmos um basta na farra das montadoras no Brasil.
Somos o único (SIM, O ÚNICO), país do mundo, que fabrica carros 1.0.
Somos o único país do mundo, que fabrica carros com rodas Aro 14, sem direção hidráulica.
Somos o Único País Tropical do mundo, que fabrica carros sem Ar Condicionado.
Somos o único país do mundo, que ainda tem carros saindo de fábrica sem Airbag e Freios ABS!
Somos o único país do mundo que tem investimento 0 (eu disse 0) para carros movidos a energia elétrica!
Somos o único país do mundo que ainda tem como padrão o cambio manual (afinal, conforto de cambio automático é coisa de rico... meu Deus, quanta ignorância).
Somos o único país do mundo, em que um Celta custa o mesmo que um Honda City nos EUA ou México!
Somos o único país do mundo, em que um Gol G5 (com volante torto) custa a mesma coisa que um Civic nos Eua ou na Europa!
Por isso, você, brasileiro idiota (assim como eu), que está acostumado a pagar preços exorbitantes, por qualidade 0, faça um exercício mental e espiritual e diga: NÃO VOU COMPRAR CARRO NACIONAL 0KM, ATÉ TER PADRÃO DE QUALIDADE INTERNACIONAL, E PREÇO JUSTO!
As montadoras culpam demasiadamente o governo pelos altos impostos (que de fato são altos), porém, elas mesmas sustentam um cartel monstruoso, que visa ter o maior lucro do planeta! Sim, o maior lucro da Volkswagen no mundo está aqui. Ford, Fiat e GM idem! E o pior, oferecendo carros de baixíssima qualidade! Portanto, agora que você, consumidor, já sabe da realidade, faça um pacto com seu colega de trabalho, deixe de impressionar seu vizinho, e de ser aparecido com carro 1.0, e passe 1 ano sem trocar de carro!


Precisamos de apenas 1 ano (sim 1 ano, passa rápido), para mudar o jogo. Estas medidas sim, fazem um país mudar! Ou você acha que os americanos, japoneses e alemães andam de carro 1.0 sem direção elétrica/hidráulica e ar condicionado? A GM que tente vender um Celta nos EUA.... seria o fim da marca.
É Hora do Basta!Repasse esse alerta para todos os seus amigos e conhecidos . Caso contrário, uma maldição cairá sobre você, e estará condenado a andar na Imigrantes, em janeiro, num sol de 35 graus, num Ford Ka sem Ar condicionado!


E,PARA TERMINAR...
UMA CHARGE DE  RODRIGO
CRISE EUROPÉIA







7 comentários:

  1. Boa, Miriam!
    Bateu bem, como sempre!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Só não bato nos amigos queridos...
    Amanhã falaremos. bjks

    ResponderExcluir
  3. Sensacional! Você me fez rir com suas colocações, verdadeiras em todos os sentidos. Tratar um assunto sério, com sabedoria, é para quem sabe, pois torna muito mais agradável a reflexão.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Querida,passei no seu blog q/ está lindo de doer.
    Breve terei novidades p/ vc; bjs

    ResponderExcluir
  5. Você é mestra! Sempre trata de assuntos polêmicos com elegância e maestria. Excelente escritora você é. Não é puxação de saco não. Eu sinto e leio isto.
    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Miriam querida,

    o seu blog é único. Me divirto, me informo e ainda encontro os que não se conformam como eu.

    Muito bom!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Querida,que bom ler essas palavras.Nos impele pra frente. bjs

    ResponderExcluir