sábado, 21 de julho de 2012

o O VERBO MUDAR






O VERBO  MUDAR
Vocês já repararam que não há nada mais mutante do que o verbo mudar?
Depois que a gente o conjuga,nada fica na mesma,  repararam?
No Brasil,então,êita verbo conjugado,sô. Começando por Brasília ,que fez muita gente se mudar contra a vontade,nos tempos passados,pois,sair do Rio e ir para o Planalto Central –convenhamos – foi uma mudança e tanto!
Pois lá,muda-se ministro,muda-se de partido,muda-se de conceito (vejam o Demóstenes),muda-se de cargo ,muda-se de status e muda-se de opinião com a rapidez de um relâmpago.
Muda –se até de humor,pois a multidão vai das palmas para as vaias mais depressa  do que o PMDB atrás de cargos.A nossa imutável presidenta que o diga!
Mudanças ,também,a gente vê na moda –sobem-se saias,descem-se saias,aumentam decotes,diminuem decotes,o verde é bonito,o verde é horroroso,cadê o lilás? Ficou pra trás,quem sabe na próxima estação?!...
E as mudanças na família?
Hoje marido,amanhã inimigo,ontem amante,depois,amigo,a criança pergunta :-quem é meu pai,afinal? Namoro ou fico,pergunta-se o adolescente,ele mesmo um mutante.
Mas,seguindo adiante,e, no futebol ,hein?! Técnico é profissão de risco.Muda toda hora.Hoje Flamengo,amanhã Bahia,fico me perguntando pra onde vai o coração desses caras.Não será dureza ser técnico de um time que jogará contra seu time do coração? Responda, mermão.
Será esse o Lado Avesso da profissão?
E os jogadores,então!Hoje aqui,amanhã ali,até que a cerveja (e a barriga que é  uma das consequências )os separe dos gramados.
Passar de fofinho a fofão é muito fácil.Aí,  já tem uma vantagem,não se precisa mais mudar.Fica-se em casa,aposentado,mas,feliz.
Valores ,também,andam mudando muito;e,isso  põe uma confusão na minha cabeça,cujos cabelos,antes castanhos ,de repente mudaram para branco.E sem pedir minha autorização!
Mas,nos tempos de agora,quem estuda é Mané,estamos na época do copie e cole e são Google resolve todos os nossos problemas.
 Se tem boa ginga e uma voz esganiçada,vai cantar axé,é isso que o povo quer.
Se o cara tem boas pernas,vai jogar futebol;salários milionários, é bom mudar da perifa pros Jardins.
O governador estende a mão .Dá troféus pro cidadão.
Já para os   professores?
 Polícia e pé na bunda.
Alguns estão mudando de profissão para tentar uma sobrevivência decente.
Olha, o clima tá mudando,os gostos,também,Lula mudou  para o lado do Maluf,eu mudei o formato dos blogs e,se vocês,não gostarem,mudem de blogueira.
É como dizia o Conde de Lampedusa:
-É preciso mudar alguma coisa para que tudo continue na mesma.
Tenho dito! 







                    DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE






Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências…
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adimiro, adoro, os amo, embora não declare.
Vinicius de Moraes


VINICIUS,ELE MESMO,UM AMIGO DA HUMANIDADE.










3 comentários:

  1. Lindo sempre e realmente MUDA tudo,rsrs ...Sempre bom te ler!!beijos tudo de bom, obrigado pelo carinbho e todo dia é dia de ser amiga!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Belo texto!!Alguém já disse que apenas os parvos não mudam!!!Bjs na alma.

    ResponderExcluir
  3. Muito criativo, como sempre, minha querida baianinha porreta!!!
    Perdoe-me pela ausência, mas me afastei um pouco da rede, pois estava demais, amiga. Fico menos tempo agora, mas tuuuudo atrasa. Principalmente, as visitas...
    Beijocas, muitas!

    ResponderExcluir