terça-feira, 28 de junho de 2011

O MOMENTO PRESENTE! HAVERÁ OUTRO?


O que será o amanhã?
              responda quem quiser...
O passado se foi, o amanhã virá ou não,o que importa é o presente.Um dos antídotos contra a paralisia é aprender a viver o momento presente.Viva plenamente o hoje.Apesar de vivermos numa civilização que cultua o futuro,em  que,em alguns aspectos,está certa,quando firmamos a vista,percebemos que não há outro momento em que se possa viver,senão o atual.O agora é tudo e o  futuro não passa de outro momento presente que um dia chegará,pois,só podemos viver o futuro se e quando , ele se fizer presente
.Mas, todo dia ouvimos a eterna cantilena:
-Poupe para o futuro!Pense no amanhã!Prepare-se para a aposentadoria!
E,assim,vamos sacrificando nossos desejos de hoje em prol de um futuro tranqüilo,que pode nunca chegar.Se isso acontecer,vamos,não só deixar de desfrutar o agora,como também perder para sempre a felicidade futura.Nossos parentes  vão adorar!Não, não estou desaconselhando as precauções que devemos tomar para  poder chegar á velhice correndo no calçadão em lugar de correndo atrás. Deve-se economizar um pouco,mas,nunca,nunquinhas,economizar felicidade.Lembra dos versos de Chico?”O velho sem conselho,de joelhos,de partida,revela com certeza todo o peso desta vida...”
Se nos deixarmos levar,entraremos  nesta corrida de ratos e nunca viveremos;porque o futuro um dia será presente e nós,sempre esperando pelo amanhã,passamos pela vida sem viver,esperando Godot,ou melhor o futuro.Não creio que seja isto  o que a gente quer.
Absorva tudo de cada momento,se desligue do passado que se foi e  preocupe-se com o futuro quando ele chegar.O momento presente é tudo que temos,não convém desperdiçar;a sociedade em que vivemos nos direciona para o desejar,esperar e lamentar;estas são táticas muito perigosas,pois foram feitas para lhe manter no controle.Pense nisto.
A gente adora idealizar o futuro;em algum milagroso momento a vida vai mudar e a gente encontrará a felicidade.Vivemos á espera deste momento mágico: casamento,formatura,filhos,promoção,a vida começará para valer.O busilis da questão é que quando esta ocasião chega,não é o que esperávamos;existe até um ditado popular que diz”O melhor da festa é esperar por ela”.E como a gente se recupera da decepção? Idealizando,novamente.Não caia neste círculo vicioso.Henry James nos dá este excelente conselho:”Viva tudo que puder;não fazê-lo é um erro;não importa muito o que você faz,especialmente,desde que você desfrute a vida.Se não teve isso,o que você teve,realmente?O que se perde está perdido,esteja certo disto.O momento certo é qualquer momento do qual alguém  ainda tem a sorte de dispor...Viva!...”
Ao passar em revista  seu passado você notará que raramente terá sentido remorso por alguma coisa que fez;o que vai lhe atormentar é o que você deixou de fazer.
Ainda vamos falar muito nisto ;porque as pessoas que sabem agarrar esses momentos e vivê-los ao máximo são as mais felizes,donas de vidas produtivas e gratificantes.Esta também deveria ser a nossa escolha.













2 comentários:

  1. Gosto destas mensagens que fortalecem esta força na vida de hoje.Não se pode pensar só no amanhã despezando este grande hoje.O amanhã as vezes se parece tão distante né amiga? Que saibamos equilibrar este amanhã e o plano hoje.
    Um abração de toda paz.
    Bju de luz Miriam.

    ResponderExcluir
  2. E eu adoro fazê-las.
    E,adoro qdo vc lê. bjks

    ResponderExcluir