quarta-feira, 1 de junho de 2011

UM E-MAIL PARA SANTO ANTONIO!

 
antoniodelisboa@oi.com.br 

Assunto:diversos 

Meu querido Tonho,te mando essas mal-traçadas no teu dia,pois,antiguidade é posto e,ainda não saíste da moda como outros santos menos votados.
Ainda resolves assuntos de coração,ainda casas moçoilas em flor,ainda achas coisas perdidas,embora seja tão difícil encontrar esperanças e desejos.Sei como te esforças para atender a todos e fazer as pessoas certas se encontrarem;tantas laranjas com as metades trocadas,meu santo,haja trabalho.!
Mas,prá quem já realizou tantos prodígios,isso é fichinha.Hoje,as agencias matrimoniais estão tomando teu lugar,a internet junta pessoas(e as afasta,também),enfim,o mundo está ficando pequeno e os santos milagreiros,sem trabalho,estão de quarentena,mesmo sem querer. 
Antigamente,lembras como teu dia era festejado?
 Os portugueses,teus patrícios,eram os donos de quase todo o comercio,então,não havia loja,venda,padaria quiosque,hotel,onde não fosses solenemente festejado. 
O dia 13 de junho era muito rentável para músicos,fogueteiros,padres,comerciantes de bugingangas .Pagava-se muito por uma missa cantada,até os canguinhas metiam a mão no bolso,sem resmunga .e,tome-lhe incenso e tome-lhe bendito. 
“Subi precioso incenso 
Até o trono do altíssimo, 
Incensai glorioso Antonio 
Com perfume suavissimo... 
Lembra quando te roubavam o filho? Hoje,mandar um e-mail para o namorado zangado é mais giro,como se diz em Lisboa.se calhar,o gajo responde.. 
Aqui na Bahia chegaste a ser,e ainda és,capitão do Exercito Brasileiro,pelos bons serviços prestados na luta contra os holandeses;até uma torre da tua igreja foi derrubada por um tiro de canhão;mas,vencemos e os hereges não tomaram conta da Bahia. 
Nos ainda te amamos,e,muito.
Até os que te devem promessas e não te pagam;até os que não te festejam mais.É que a vida de hoje é tão corrida,tão complicada,as pessoas só se preocupam consigo mesmo,poucas moças querem casar,preferem “ficar”,os perdidos são achados por detetives e policiais,mas,mesmo assim meu santo,não deixamos de te reverenciar e festejar.
Como santo bondoso e compreensivo que és,sabes melhor que eu que dentre os muitos que pedem,são bem pouco os que agradecem.
beijoooooos 
 da tua devota de per  omnia secula seculorum,

Nenhum comentário:

Postar um comentário