segunda-feira, 24 de junho de 2013

PELOS $ 0.20????




PELOS $0.20?!
                      “ Crescer é reciclar-se cada dia!”
Um transeunte passando  ao lado de um condenado á morte  lhe perguntou:
-O que você fez?
-Roubei uns tomates e vou ser enforcado.
Espantado, perguntou:
-Mas,pelos tomates?!
-Não,pelo pescoço.E,seguiu o caminho da forca.
Não sei porque essa história hilária me lembrou o Movimento Passe Livre que está a atucanar o governo e a sociedade.Toda essa revolta por apenas $0.20 centavos de aumento no preço das passagens?!Ninguém entendeu nada!
Pois é,eu compreendi que os prosaicos $0.20 foram apenas um pretexto,a gota d’água que transborda o copo.Na verdade,o povo está de saco  cheio.Cheio da corrupção que assola o país,cheio dos políticos,cheio das desculpas esfarrapadas,cheio da roubalheira com o dinheiro público ,afanado e mal aplicado,cheio da falta de segurança,da saúde precária e da educação deprimente que seus filhos recebem.
Some-se a este mal estar a melhoria das  comunicações,a presença mais constante dos mais pobres nas redes sociais,os jornais que circulam a preços mais baixos, a TV paga ,agora,um direito de “quase” todos,livros mais em conta,palestras esclarecedoras,maior conhecimento e informação.
Saímos a pouco da escravidão física e estamos deixando de ser um país agrícola.Com os programas dos últimos governos (que a classe média,odeia), milhares de pessoas deixaram a linha de pobreza e, não tendo que se preocupar tanto com a sobrevivência e o “dicumê”,sobrou tempo para uma atividade que os governos conservadores abominam:tempo para pensar.O povo passou a avaliar melhor seus direitos e deveres.Aprendendo a somar,começou a perceber a diferença entre o que paga de impostos e os benefícios que recebe.E,começou a cobrar esses benefícios.
Antes, no meio rural onde vivi até meus 9 anos,diversas localidades não tinham estradas;cavalos e carros de bois com seu chiado saudoso,supriam os transportes.Os paus – de –arara , os jipes e rurais  transportavam os mais abonados.Abertas umas estradinhas vicinais,quase uma trilha,o povo dizia,embora não estivesse satisfeito:-É ruim,percebe?Mas,era mais pió quando não se tinha nada...
Agora,mais sabidos e informados,passados de peões a cidadãos,começam a cobrar estradas mais largas e melhores,não aceitam os buracos,fiscalizam as obras,discutem a falta de carteiras nas escolas,o precário pagamento que o professor recebe e o custo dos alimentos.Passaram a exigir vagas nos hospitais,denunciam o errado e querem os corruptos nas cadeias.Só falta aprenderem a valorizar melhor o voto,saber separar as estações e não votar nos amigos,nem nos amigos dos amigos,nem no vizinho bem falante.
Não tarda,exigirão o fim desta aberração democrática que é o voto obrigatório  (onde já se viu alguém ser obrigado a ter direitos?!) e secreto e  talvez cheguem a pensar como eu que luto pelo voto aberto,com registro de nome CE PÊ FÊ e identidade,endereço e nº do benefício social.Para podermos cobrar e/ ou esclarecer quem deu um voto ingênuo ou de conveniência.
Acordem,políticos,pois o gigante adormecido está  despertando e ...bravo!
“Quando o urso do cigano  estiver dançando na porta do seu vizinho,pode ter certeza que ele vai dançar na sua porta.”Reza o ditado cigano.
Os maus políticos que se cuidem!
Está ruim,mas,se Deus quiser,ficará pior.Cada vez mais movimentos e cobranças.Este rio caudaloso e forte está passando pela vida do Brasil e vai mudá-lo.
Agora, vamos falar da violência policial.O soldado é um pau – mandado;mandou,obedece.É o pit-bul da sociedade e serve ,apenas,ou em primeiro lugar ,para servir aos poderosos e proteger o patrimônio dos que têm . E manter a ordem que convém aos patrões.Substitui os jagunços de antigamente ;embora oriundos do povo não respeitam o povo.Um homem armado é perigoso,principalmente ,quando pensa com o instinto.Eles estão do lado errado da sociedade;deveriam obedecer apenas ao povo,o verdadeiro dono do poder;os outros exercem o poder em nome do povo ,são (ou deveriam ser) seus lídimos representantes.Governadores,prefeitos congressistas,juízes,comandantes não são eternos;apenas,ESTÃO! Já o povo É.Sempre será o verdadeiro dono do poder.
Usar armas,gás lacrimejante,brucutus,gás paralisante contra o povo que,com seus impostos lhes pagam o salário e as armas,me parece traição.Caso de fuzilamento ou Côrte Marcial.
Uma vez,creio que o Alkimin –o político mineiro,nada a ver com o governador nazista de São Paulo - quando Secretário da Fazenda,diante de uma greve de ferroviários,cujos salários estavam atrasados,aconselhado a mandar a tropa de choque,respondeu.- Nada disso.Manda o trem pagador.
E a greve acabou em paz.
O povo foi ás ruas cobrar tudo que lhe falta não apenas os $0.20.Foi cobrar também,a malversação do dinheiro público na construção de estádios milionários quando ainda lhes falta tanta coisa básica.Reclamar contra a imposição da FIFA,bando de mafiosos,de onde saiu o Havelange e Ricardo Teixeira,hoje,condenados.Cobrar a inversão de valores onde se paga milhões a um jogador de futebol ,mas,se nega um salário decente ao médico e ao professor.Cobrar a devolução do dinheiro suado dos impostos,nas mãos sujas das empreiteiras,imobiliárias e banqueiros sanguessugas.Não queremos esta gente na cadeia,nós a queremos,pobres.Tiremos- lhes tudo que roubaram e façam-nas viver com o salário mínimo nacional.

Portanto,jovens brasileiros de todas as idades prossigam nos seus protestos;mas,evitem a baderna e a provocação.Insistam,resistam e nunca desistam!
Cobrem não $ 0.20,mas,cada centavo que nos é devido.Se alguém pode transformar este pais,somos nós.

                      LEVANTA,BRASIL!
                           SÃO PAULO

RIO DE JANEIRO


ATÉ ELE INDIGNOU-SE

MINAS GERAIS



BRASÍLIA


PERNAMBUCO



Um comentário:

  1. Miriam meu anjo, é triste vermos as coisas absurdas acontecerem sem reação. Acho que este momento é um momento do despertar... Bj amada, saudades.

    ResponderExcluir