segunda-feira, 31 de março de 2014

ENTREVISTA DA ESCRITORA MIRIAM SALES PARA O SALÃO INTERNACIONAL DO LIVRO EM TURIM,ITÁLIA



                          O BLOG DE MARÇO/14



                              ENTREVISTA A.C.I.M.A



1 - A.C.I.MA. – Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?
Miriam - Nasci e vivo em Salvador,Bahia.Meu trabalho,hoje,é escrever e presidir uma pequena Editora,a Pimenta Malagueta.Apesar de pequena é atrevida,pois já publicou cerca de 30 livros e mais 15 digitais em menos de três anos.Trata-se de uma editora criada por uma autora para autores,e procura ajudá-los nas suas pretensões literárias.

2 - A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?
Miriam – Meu primeiro contato com a escrita começou aos 8 anos de idade ,quando meu avô materno me pediu para escrever um discurso  em homenagem a Getúlio Vargas,político brasileiro famoso nos anos 50.Sempre escrevi diários,desde adolescente ,mas,publicar,mesmo ,comecei em 2008,num site literário;foi quando ganhei meu primeiro computador.

3 - A.C.I.MA. –  Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 
Miriam – Foram pessoas; meu público na internet.
Além da literatura,as artes plásticas e a sétima arte,o cinema.

4 - A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 
Miriam –Mais apoio do governo,menos “panelinhas” literárias e mais divulgação.N ao que eu goste ou recomende ao autor ser um escritor’ gov.com’,o autor deve ser livre como um pássaro e um apóstolo da literatura,levando – a aos quatro cantos do mundo.Considero indispensável o trabalho que  pessoas como vocês realizam,abrindo ,para o novel escritor,as portas do mundo.E o trabalho informativo do Jornal Sem Fronteiras,da Dyandreia Portugal.

5 - A.C.I.MA. –  Na  sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?
Miriam – A falta de apoio e o alto custo da publicação, além da falta de divulgação,principalmente,se ele ,o autor,é oriundo de pequenas editoras como a minha que não tem acesso a grandes distribuidores.
Da nossa parte,fazemos o possível para divulgá-los,mas,é caro e difícil,pois,não existe acesso á mídia  e só nos restam as redes sociais.
Eu faço ,com meus livros,um trabalho de formiguinha,levando –os ás ruas,a festas literárias ,que ,antes de ficar conhecida e convidada,ia por minha conta,faço palestras em escolas e entidades e procuro as livrarias;muitas se dispuseram a vender os meus livros ,com relativo sucesso.
Meus livros podem ser adquiridos nas livrarias parceiras em Salvador,na Livraria Cultura,em todo Brasil  ou pedidos por e-mail ou nas minhas páginas na internet.Esse ano pretendo encontrar um bom distribuidor a nível nacional.A carreira literária não se constrói de uma noite para um dia,é necessário paciência e persistência e ,sobretudo,confiar em si mesma.

6 - A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?
Miriam –Primeiro dessacralizar o livro;livro é investimento como outro qualquer;vai para o Mercado,tem custos e exige muito trabalho e esforço do autor.É como uma ação na Bolsa,ode virar blue chip ou não,mas,você só saberá se arriscar.Como todo investimento tem gastos;o autor deve estar preparado para isto.O primeiro passo e que recomendo ao novo autor é participar de Antologias sérias ,um passo para ser conhecido.Os blogs bem feitos são importantes,funcionou para mim e a presença nas redes sociais com temas interessantes.Autor,ninguém divulga seu trabalho melhor que você,pense nisto e arregace as mangas.

7 - A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?
Miriam –Contrariando o ‘establishment’, acho que o Brasil,vive,sim,um bom momento;Muita gente saiu da miséria e está sendo criada uma classe média que consome e lê.Precisamos de mais educação e menos bla – bla –blá.Não tenho partido político ,pois,sempre fui independente e voto nas pessoas,não nos partidos;e,observo,reflito ,longe da mídia brasileira que considero tendenciosa e venal.
Se será duradouro esse momento,não sei;o país faz parte de um mundo em crise com  valores destruídos e nada para substituí-los,imperando a corrupção e os interesses escusos.
Meu objetivo literário ,no momento,é crescer,mas,não corro atrás da fama ,nem quero virar celebridade.Contento-me em escrever e vender livros,mantendo minha independência,que me é tão cara.




8 - A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?
Miriam – Com prazer!Comecei escrevendo nos sites – tenho mais de 2000 artigos,crônicas e contos publicados –depois participei de Antologias e parti para meu primeiro livro solo,um e-book – Maktub – em 2008,lançado,com sucesso na Bienal da Bahia.Depois,veio meu carro – chefe ,’A Bahia de Outrora’ já na 4ª edição e com uma edição em e-book que está no Amazon,seguida de ‘Contos Apimentados’ já na 2ª edição e ‘Contos e Causos’,ambos contos de humor.Em e-book tenho, ainda, ‘As Filhas do General’e estou  preparando ‘Bahia de Todos os Santos e Todos os Orixás ,que pretendo lançar no Salão de Turim,com vocês.
No mais,sou membro de três Academias,blogueira de coração,tenho 9 blogs, e,segundo o Google,com mais de um milhão de leitores na rede.
Divulgar minhas obras no exterior é  o que mais desejo;sou convidada para mesas e palestras literárias em todo o país ,mas,gostaria de estender essa experiência para fora do Brasil.

9 - A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema  e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.
Vamos lá:
2008 –‘ Maktub’,um e-book ,de mensagens.
2011 -’Contos e Causos’ -1ª Ed.Contos humorísticos
2011 –‘A Bahia de Outrora’ -1ª Ed.Livro de crônicas sobre a Bahia  antiga,costumes,tradições,gastronomia,festas populares
2011 – ‘Contos  Apimentados” -1ª Ed.
2012 –‘A Bahia de Outrora’ -2ª Ed.Revista e ampliada.
2012 –‘Contos Apimentados’ -2ª Ed.
2012 –‘Contos e Causos’ – 2ª Ed.
2012 – ‘A s Filhas do General’,romance curto em e-book
2013-‘Contos e Causos’ – 3ª Ed.Também em e-book.Neste livro de contos bem humorados ,pretendo resgatar a cultura nordestina e seu povo,tão peculiar.
2013- ‘A Bahia de Outrora -3ª edição
2013 –‘Contos Apimentados’ -2ª Ed.Também em e-book
2014 –‘a Bahia de Outrora’ - 4ª edição.Também em e-book
Meu público alvo vai de adolescentes a idosos,em todo o Brasil,gente que procura um humor sadio e espirituoso,agregado ao conhecimento.
‘A Bahia de Outrora’,um resgate de nossa cultura e tradição e um hino de amor á Bahia.
‘Contos Apimentados’ ,um pequeno texto da apresentação e que bem define o livro:’Afirmo que,o objetivo desta obra -  que não é prima nem irmã de ninguém -  é o objetivo  primordial da Literatura:instruir,educar,divertir.Contar histórias;não foi assim que tudo começou?’
‘Contos e Causos’ –Minha intenção foi documentar o passado,mostrar a verve  e os dizeres do povo brasileiro,enfim,a cultura popular nordestina que está ficando esquecida.



10 - A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!
Uma mensagem para  autores iniciantes:

 Procure fazer um bom livro; o mercado exclui o que não tem valor.Isso não significa fazer concessões,mas,apresentar um trabalho de qualidade.
Ter disposição para “trabalhar “ o livro.Participar de feiras,festas literárias,visitar escolas,ir aonde o leitor está.E, lembrar que em todo não tem sempre uma semente de sim;não tenha medo de rejeição ou negativa.Estabeleça uma meta: vender dois livros por dia.No fim do mês são
60 exemplares vendidos. Dá mais que um salário mínimo.
Sucesso só vem antes de trabalho no dicionário.













A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
Miriam – Nascimento da minha primeira filha,Consuelo.

 Três  coisas fundamentarias para ser feliz?
Paz,livros e bons amigos.
Obrigada pela entrevista.



.             SÔNIA MIQUELIN,EDIÇÕES MANDALA
**
RAPIDINHAS:

A.C.I.MA. – Uma saudade?

Miriam – Meus pais

A.C.I.MA. – Um sonho?
Miriam –Um mundo sem fome e guerras

A.C.I.MA. – Um lugar?
Miriam - Salvador

A.C.I.MA. – Uma música?
Miriam –My way
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
Miriam – a incompreensão
A.C.I.MA. – Um barulho?
Miriam -  O som das ondas batendo na praia




A.C.I.MA. – Um cheiro?
Miriam –De livro novo

A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
Miriam -Ambos

A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
Miriam –Destino.Maktub: estava escrito.

A.C.I.MA. – Quente ou frio?
Miriam -Quente

A.C.I.MA. – Seu hobby?
Miriam - Leitura

A.C.I.MA. – Comida preferida?
Miriam – a italiana.(Não estou puxando o saco.rsss)

A.C.I.MA. – O que ama?
Miriam –Tanta coisa;minha família,6 filhos,13 netos,minha bisneta,meu marido,gatos...

A.C.I.MA. – O que não ama?
Miriam – Mentira,falsidade,dissimulação.

A.C.I.MA. – Um livro?
Miriam – Cem anos de solidão.

A.C.I.MA. – Um filme?
Miriam –Testemunha de Acusação

A.C.I.MA. – Uma homenagem?
Miriam -

A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
Miriam – O nascimento da minha primeira filha,Consuelo.

A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?

Miriam – Paz,livros e amigos





Nenhum comentário:

Postar um comentário