sexta-feira, 10 de junho de 2011

PARA HOMENAGEAR A COMUNIDADE LUSA NO SEU DIA!



SÃO JOÃO EM PORTUGAL 

É um dos cultos mais antigos e populares! 
Portugal difundiu no espírito da sua população todas as superstições,crendices,adivinhações e agouros nesta festa de 23 de Junho,uma mistura de vários cultos desaparecidos reunidos sob o manto de um santo católico. 
A Igreja,que não é boba nem nada,tolerou estas tradições tão arraigadas na alma popular e encampo-a entre seus cultos. 
É famoso o São João da cidade do Porto,com sua festa maravilhosa,danças,bandeirolas,comidas típicas,fogueiras e adivinhas,sardinhas assadas e vasos de manjericão que os enamorados trocam entre si.E tome marcha! 
O São João,em Portugal,está entre as 20 melhores comemorações européias. 
Em Lisboa,no bairro da Alfama,como não podia deixar de ser,está a melhor festa.Bebe-se ginginhas,(bebida feita de uma fruta que lembra a cereja),licor de cereja e anda-se pelas ruas,á vontade,curtindo os festejos. 
Nas aldeias,ainda persistem as procissões com animadas quermesses nas ruas,bailaricos e ajantarados fartos,de se comer até arrebentar. 
A festa de Portugal é de rua;começa com a festa de Santo Antonio a 13 de junho,pois,embora o padroeiro de Lisboa seja São Vicente,quem manda e desmanda é o Antonio casamenteiro. 
Na Alfama,aquela que não envelhece,como reza a modinha,na Graça,na Madragoa,no Castelo o ar cheira a sardinhas assadas,deliciosas,enquanto os namorados trocam vasos de manjericão,com bilhetes amorosos presos neles;doces quadras de amor e esperança. 
No Porto,além das marchas,belas e cadentes,temos o alho poro,os martelinhos de São João,de plástico,com as pontas em formato de sanfona e que se bate levemente na cabeça uns dos outros,emitindo um som.Não esquecer os fogos de artifício. 
Apesar do manjerico ser o ponto principal da festa e ter um cheiro maravilhoso,não se deve cheirá-lo,pois,pode matar a planta;deve-se colocar a mão em cima e depois cheirar a mão. 

Presentes estão as adivinhações,os modos de “tirar”a sorte,que nos veio dos lusos,mas,isso é assunto para outra conversa. 
Feliz São João para todos os portugueses, especialmente os meus inúmeros leitores de lá. 
E parabéns a Portugal no “Dia da Raça”.

4 comentários:

  1. Rica descrição das tradições e a bela visão da festa.Curiosidades pelo texto que mostra seu grande conhecimento e pesquisa.E viva Santo Antonio!
    Um abração Miriam.
    Bju.

    ResponderExcluir
  2. ...e Viva o Toninho e nossa amizade. bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Miriam...
    Vim agradecer sua companhia e palavras deixadas lá no meu recanto.
    Que maravilha ver toda sua riqueza, sua inspiração. Estou seguindo este seu Blog e aos poucos irei conhecendo os demais.
    Que beleza de festa para Santo Antonio, um santo que tenho muita simpatia e também é padroeiro da cidade que vivo a muitos anos.
    Bom domingo...beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Bem vinda,Valeria!
    Este blog te recebe com muito carinho.
    bjs

    ResponderExcluir