quarta-feira, 13 de abril de 2011

O FANTÁSTICO MUNDO DO CHOCOLATE


 Quem não gosta de mergulhar de cabeça (e boca)neste mundo doce,gostoso,sensual do chocolate?
Basta morder um pedacinho para sensações deliciosas apoderarem-se de nós e o portal de um mundo mágico se abrir;sempre imaginei que o céu seja feito de chocolate;as almas boas,puríssimas,com odor de santidade,ficariam no pavilhão”Lady Godiva”,deliciosos e cari$$imo$ chocolates belgas,prazer para poucos.
As almas bondosas,candidatas a anjo,ficariam no pavilhão Lindt, magníficos bombons suíços.
As outras se revezariam entre os pavilhões Baci,Kopenhagen,Ferrero Rocher, Guylian etc. Deus e os santos do primeiro escalão, deliciavam-se com as trufas Delafee,com flocos de ouro;ou com uma porção do Noka,mais caro que o caviar Beluga;ou,”last but not least”,o soberano Valrhona,feito com cacau baiano,sim senhor.
 Aqui, neste mundo terráqueo e pecador,uma caixa de bombons de chocolate ,quando oferecida a alguém,serve como uma declaração de amor,um pedido de desculpas,para desejar boa saúde ou boa viagem ou até para dizer”eu te amo”;com boas chances de ser aceito,pois,o chocolate estimula o hipotálamo e a libido, e,segundo um estudo da BBC,a sensação de morder uma barrinha é a mesma de ser beijado,com a vantagem de durar mais tempo. Desde tempos imemoriais, o chocolate é excelente remédio para curar diarréias, além de ativar o sistema circulatório, estimular o cérebro e ser anticancerígeno. Os povos sul americanos, astecas, maias descobriram o chocolate,palavra náuatle que significa “água amarga(xococ:amargo+alt:água);eles o usavam como bebida acrescentando baunilha e pimenta. Os grãos do cacau eram usados como moeda e para pagar impostos.
 Colombo foi o primeiro felizardo europeu a experimentar o chocolate.Não sei se tornou –se chocólatra que é a palavra que inventaram para denominar os viciados em chocolate,ou seja,todo mundo.
Texto de Miriam Sales
Fonte de pesquisa:Enc.Britanica 




Nenhum comentário:

Postar um comentário