quinta-feira, 7 de abril de 2011

VIAJAR É PRECISO!





A CIDADE LUZ
                    “Sous  le  ciel de Paris  s’évole une chanson...”
Quem diria que essa charmosa menina tem mais de quatrocentos anos! Ela existe desde que as legiões romanas invadiram a Gália, antigo nome da França, mas, era,   apenas, uma das muitas aldeias habitadas  pelos gauleses e  parísios.A população reunia-se na “Cité”,cujo nome antigo era Lutécia.
Os parísios lutaram bravamente contra as legiões de Júlio César, mas sem chance.
Os romanos melhoraram muito Paris (nome tirado dos antigos habitantes vencidos); construíram pontes, monumentos,  teatros e circos.
No séc.V  Paris foi ameaçada por Átila, o “Flagelo de Deus” como era chamado,porém, a bela menina e seu bravo povo, repeliram os bárbaros invasores.
Tempos depois chegaram os francos atraídos pela beleza e grandiosidade de Paris, mas, esses já eram civilizados e logo se enturmaram.
O rei franco,  Clóvis, fundou a Abadia de Santa Genoveva , mas,os francos, seus sucessores não residiram lá o que atraiu os normandos no sec.IX.
Com a nova dinastia dos  Capetos  Paris começou a ter feição de cidade sendo sede da administração municipal;começa ai o seu período áureo; Felipe Augusto iniciou a construção do Louvre e terminou Notre  Dame. Luis XI constrói a Sorbonne enquanto Carlos V ergueu a Bastilha.
Mas, as cidades também têm seus dias de má- sorte,como as pessoas.Em 1814 Paris foi vencida pelos bolonheses aliados dos ingleses que, desde muito, brigavam com a França.
Os Henriques V e VI passaram a morar em Paris.
Somente 18 anos mais tarde Paris voltou a ser francesa.
Apesar de muito bela e muito nobre Paris vivia num permanente estado de inquietações e guerras.
A Revolução Francesa com seu banho de sangue aconteceu lá.
Conheceu as guerras napoleônicas e foi ocupada pelo exército alemão, nas duas guerras mundiais.
Os alemães mantêm uma relação de amor e ódio com os franceses desde  priscas eras.
Paris é, por direito e justiça, a capital espiritual da civilização latina.
Uma das cidades mais populosas do mundo, destino turístico desejado por todos. Sob o céu de Paris é impossível ser infeliz., é o que se diz.
Importante centro comercial e industrial,   , porém,  seu forte são os pequenos ateliers de artigos de vestuário, luxo, jóias e perfumarias. Paris é cocotte  e coquette.  Paris é mulher!
Sob o ponto de vista intelectual  Paris  é  também muito importante.
Lá está a Academia Francesa, a  Sorbonne, a Biblioteca Nacional, o Louvre.
Um dos mais belos passeios de Paris  é visitar a  Praça da Concórdia, onde se pode vislumbrar o Jardim das Tulherias com suas árvores e estátuas, os Inválidos, onde se acha o túmulo de Napoleão,  a Torre Eiffel, magnífica, o Champs Elisées , o Arco do Triunfo,adornado de altos e baixos relevos representando as vitórias de Napoleão.
Lá também foi erguida a guilhotina, de execrável memória, onde perdeu a vida a rainha Maria Antonieta, o próprio Guilhotin, que inventou a máquina mortal e provou do próprio veneno e até  Lavoisier, criador da Química moderna.
No centro da praça ergue-se o obelisco de Lúxor  doado a Luis Felipe pelo paxá  do Egito.É um monumento de 23 m de altura que celebra os feitos de Ramsés,II, o magnífico faraó.
Maravilhoso e próprio de Paris são os seus bulevares, com cafés elegantes e confeitarias contrárias a qualquer  regime.Cadeiras nas calçadas de onde, sentado, você vê passar o mundo.
São eles Montmatre, Madeleine, Capuchinhos ,dos Italianos,onde a animação é intensa.
Paris é uma festa! Palavra de Hemingway, que a reverenciava com um grande amor.
Fico por aqui, mas, prometo voltar. Para falar do Louvre, da Ópera, de Notre  Dame, de Versalhes.
Essa cidade dá asas  à nossa imaginação,dá voltas à nossa cabeça,povoa o nosso imaginário...
Esse espaço é muito pouco para conter a cidade dos nossos sonhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário